Jornadas da Juventude e TRESCA EUROPE. Fundaçao da Juventude (Portugal)

Jornadas da Juventude: Inclusão Social, Emprego e Voluntariado, reúnem mais de 300 jovens e decisores políticos

A Fundação da Juventude  (Porto-Portugal) organizou em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o CNJ - Conselho Nacional de Juventude e o ISVOUGA – Instituto Superior do Vouga, de 11 a 13 de dezembro, em Santa Maria da Feira as Jornadas da Juventude. 
 
Durante os 3 dias das Jornadas foi proporcionado aos participantes um programa vasto que aliou a oferta formativa, às dimensões política e informativa, pontuadas por momentos lúdicos, artísticos e culturais.
 
Sob o tema “Inclusão Social, Emprego e Voluntariado”, as Jornadas da Juventude visaram ser, também, um espaço de aprendizagem mútua e de troca de experiências, envolvendo mais de 300 jovens oriundos de todo o país continental e Ilhas, com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, com percursos e trajetórias de vida muito heterogéneos e diversificados. Tiveram ainda a oportunidade de participar alguns jovens de outros países europeus nomeadamente estudantes de Erasmus ou jovens a realizarem estágios em Portugal.
 
TRESCA EUROPE – 16 jovens iniciam as práticas em contexto de trabalho
Os 16 finalistas da 2ª edição do projeto TRESCA EUROPE organizado em Portugal, iniciaram em Janeiro de 2015 as suas práticas em contexto de trabalho. 
 
Entusiasmo e expectativa de emprego são algumas das palavras que definem o estado de espírito dos formandos que estão a realizar as suas práticas em Centros Sociais de Apoio à Infância ( crianças entre os 3 e os 12 anos) e Centros de Dia ( animação de tempos livres com Idosos), bem como num projeto de Animação de Tempos Livres ao Domicilio.
 
A Fundação da Juventude está também a preparar o lançamento das 3ªs e 4ªs edições do TRESCA EUROPE, estando prevista a integração de mais 50 jovens em 2 cursos de Monitor de Atividades de Tempo Livre. A 1ª terá início em Abril, no Concelho de Gondomar.
 
Por outro lado, a Fundação da Juventude continua a trabalhar parcerias ligadas ao emprego e à formação profissional tendo em vista a integração dos “jovens TRESCA” no mercado de trabalho.
 
 O projeto Tresca Europe consiste na transferência do programa de incluso sócio laboral de jovens Tresca Jove da Fundesplai a entidades de cariz social de Espanha (A. Burjassot, Fundación Esplai), Portugal (Fundação da Joventude) e Itália (Arci Solidarietà Onlus) e conta com a participação de 350 jovens entre 2013-2015.
 
O Tresca Europe tem com objetivo favorecer o desenvolvimento pessoal e a integração social e laboral dos jovens,  através do acompanhamento, da formação e de uma primeira experiência laboral, prevenindo, assim, a vulnerabilidade e a deterioração perante situações de risco social. Destinam-se as jovens dos 18 aos 25 aos.